quarta-feira, 16 de junho de 2010

Por quê?

Por quê nós temos a irritante mania de achar que nada está bom? Sempre colocamos erros, impecilhos e defeitos em tudo, por melhor que esteja. Por exemplo: Estamos no verão e vivemos reclamando do calor que é infernal, quando o inverno chega nós reclamamos que está frio de mais e que o calor que estava bom.

Por quê não conseguimos ser felizes por muito tempo? Isso é a coisa que mais me intriga, a felicidade vem, a gente ignora e logo depois ficamos lamentando. Todo mundo faz isso e é uma coisa universal, reclamamos porque somos tristes, reclamamos porque estamos trabalhando de mais(ou de menos, que é o meu caso)reclamamos dos habitos e defeitos dos nossos namorados(das), mas nunca reparamos nos pequenos momentos que seguem a gente o tempo todo, continuamente. Esses pequenos gestos, momentos e frações de segundo no qual as coisas ficam um pouco mais alegres e o mundo parece parar só porque ele está alí... acabando de acordar na sua cama e te olhando com os olhos mais lindos do mundo(mesmo você estando horrendo, com o cabelo todo bagunçado e um bafo de "acabei de acordar"), mesmo com isso nós conseguimos dar mais valor as coisas que nos incomodam. Somos seres humanos, animais completamente desequilibrados(no sentido literal, se formos parar pra pensar, somos os UNICOS animais que reclamam, que acham as coisas ruins e que pensam... pensar as vezes é uma coisa horrivel), seguidos unicamente por uma motivação que até os animais seguem: o instinto. Nossa única diferença é que conseguimos, as vezes, misturar o instinto com um pouco de inteligencia e com toneladas de "por quê?".

Por quê nao conseguimos abstrair as coisas? Pelo menos eu não consigo abstrair MUITA coisa, como por exemplo o erro de alguém, o pedido de desculpas e o meu talvez "perdão". Por mais que eu tenha perdoado, a pessoa esteja arrependida, eu fico com a coisa guardada dentro de mim, dias, mezes, e dependendo do que tiver acontecido, eu nunca mais esquecerei, por mais que eu tenha perdoado. Então eu me pergunto: "isso é realmente perdoar?" Porque para mim perdão é uma coisa meio Dalai Lama, abstrair completamente do erro e seguir em frente, meio nirvanico isso, mas seria o meu ideal de perdão, meu ideal de abstração.Enfim, isso é um defeito que muitas pessoas NÃO tem, infelizmente eu fui fabricado com esse defeitinho.

Por quê a lembrança dos nossos ex sempre ficam de forma nostalgica em nossas cabeças? Eu não consigo lembrar de coisas felizes com meu ex e não ficar triste, é inevitavel. Hoje me peguei pensando nele diversas vezes ao dia. Todas as vezes, sem exceção eu fiquei completamente nostalgico, pensava nos diversos momentos felizes(que eu tanto desvalorizei e deixei passar batido sem dar muito valor) que tivemos, nos beijos, nos toques e olhares. Uma coisa ruim ficou no meu peito, uma falta, um vazio... mas isso tudo um dia passará ou passarinho. Na verdade, reclamamos do que temos, e reclamamos mais ainda quando perdemos, estranho né?

Por quê? Por que? Porque sim!

2 comentários:

Renata Caldeira disse...

Tenho a teoria que o ser humano vive uma eterna busca, independente da idade ou do momento que está passando. É essa busca que nos faz crescer e nos mantém vivos. E se pensar bem, que graça teria se tudo fosse do nosso jeito?

Bem-vindo de volta à blogosfera, Tchelinho!

(ps: Wow, filosofei lá em cima hein.. e nem to bêbada!)

cris disse...

O presente sempre foi extremamente efêmero, o que nos faz lembrar de tudo, inclusive de ontem, com um "quê" de nostalgia. Mas também temos de levar em conta a leveza dos sentimentos. Se plantamos amor em um determinado momento de nossas vidas, tenha a certeza de que não poderemos colher nada além de...amor.

bom ver você de volta às palavras, às frases e parágrafos. fica mais fácil manter você vivo!

um beijo.